O que ver em Marrocos?

Montanhas na aldeia de Nkob no Sul de Marrocos
Montanhas na aldeia de Nkob no Sul de Marrocos

Esta página sobre o que ver em Marrocos é uma das páginas mais visitadas do blogue.

Por muito que tenha vontade de percorrer todo o território de Marrocos, na maioria dos casos, o tempo de que dispõe vai ser determinante nas suas escolhas. Ou seja, precisará de ter algumas ideias dos locais a visitar de maneira a não perder o mais importante enquanto durar a sua viagem.

Marrocos é um país muito diversificado e tem de tudo um pouco para agradar a todos os viajantes. Nesta página tento dar uma ideia geral do que ver em Marrocos, os melhores destinos e os locais mais interessantes.

O que ver em Marrocos

  1. Deserto
  2. Cidades Grandes, Monumentos, Cultura, Museus
  3. Praia e Costa Atlântica
  4. Montanha para Ski / Montanha para visitar aldeias
  5. Locais Património Mundial UNESCO
  6. O Mundo Árabe
  7. O Mundo Amazigh (Berbere)
  8. Raids 4×4 / Motas

Locais Património Mundial da UNESCO em Marrocos

Dentro da medina de Marraquexe, em hora de ponta
Dentro da medina de Marraquexe em hora de ponta
  • 1981 Medina de Fès
  • 1985 Medina de Marraquexe
  • 1987 Ksar de Ait-Ben-Haddou, Ouarzazate
  • 1996 Cidade Histórica de Meknes
  • 1997 Local Arqueológico de Volubilis, arredores de Meknes
  • 1997 Medina de Tétouan
  • 2001 Medina de Essaouira (antiga Mogador)
  • 2004 Cidade Portuguesa de Mazagan (El Jadida, Mazagão)
  • 2012 Lugares históricos de Rabat

TOP para Viajar em Marrocos

Passeio de camelo no Deserto
Passeio de camelo no Deserto

Mas, afinal, enquanto morador e viajante por todo este país, qual é a minha lista do que é mais bonito e mais interessante para ver em Marrocos?

A verdade é que, ao longo dos anos, tenho mudado a minha opinião acerca de alguns locais. Atualmente, esta é a minha lista de lugares preferidos. A ordem destes destinos é aleatória, não tem a ver com a minha preferência.

Medina de Marraquexe, Destino imperdível

Medina de Marraquexe, Destino imperdível
Medina de Marraquexe, Destino imperdível

A medina antiga de Marraquexe é um local a não perder em Marrocos.

A imensa confusão das ruas cheias de marroquinos, turistas, músicos, lojas, burros e carroças, motas, carros, vendedores ambulantes, doidos, acrobatas, encantadores de serpentes é algo que não se vê em muitos lugares do mundo.

Marraquexe é o destino ideal para passar 2 dias de intensa atividade onde poderá visitar imensos locais de interesse como vários museus, palácios, mercados e jardins.

De entre vários locais a não perder, pode-se fazer uma lista rápida do essencial absoluto.

  • Museu de Marraquexe
  • Palácio Bahia
  • Palácio Badii
  • Jardins Marjorelle
  • Jardim Menara
  • Koutoubia
  • Praça Jemaa el Fna
  • Zaouia ben Abbes
  • Cortumes de tratamento do cabedal
  • Os muitos restaurantes fantásticos da cidade
  • Madrassa ben Yousse
  • E, claro, os diversos mercados e souks

Ouarzazate, a capital do sul de Marrocos

Ouarzazate, a Capital do Sul de Marrocos
Ouarzazate, a Capital do Sul de Marrocos

Considerada a capital do Sul de Marrocos, Ouarzazate é uma cidade calma embora tenha alguma má fama. Mas isso é apenas porque as pessoas nunca perdem tempo para explorar o que ela realmente oferece.

Ouarzazate tem, na realidade, uma enorme oferta de locais interessantes para visitar. O suficiente para se manter ocupado durante pelo menos 3 dias a visitar a cidade e a região à volta.

Ouarzazate é também o lugar ideal para aqueles que não têm muito tempo para ver Marrocos e voam para Marraquexe numa viagem de 3 ou 4 dias.

Ouarzazate fica apenas a 200km a sul de Marraquexe mas do outro lado das Montanhas do Atlas. A estrada sobe até aos 2500 metros de altitude, proporcionando paisagens espetaculares e inesquecíveis das Montanhas do Alto Atlas.

Estes são, então, as maiores atrações em Ouarzazate.

  • Casbah de Taourirt
  • Museu do Cinema
  • Kasbah das Cegonhas
  • Lago Mansour Eddahbi
  • Bairro de Tassoumate e a beira rio
  • Estúdios de Cinema Atlas
  • Mercado de Domingo (imperdível)

Entre o muito que há para ver em Marrocos, Ouarzazate é o local ideal também para servir de base de visita a muitos outros destinos na região. Bastante perto ficam o local UNESCO do Ksar de Ait Ben Haddou (30km), o Oásis de Fint (12km), o Palmeiral de Skoura, os diversos Casbahs (casas fortificadas construídas em barro) nas aldeias de Toundout, o Vale das Rosas, os palmeirais de oásis de Agdz, as Montanhas de Saghrou, etc.

Cisterna portuguesa em El Jadida, Costa Atlântica

Cisterna portuguesa em El Jadida, Costa Atlântica
Cisterna portuguesa em El Jadida, Costa Atlântica

A cidade portuguesa antiga de El Jadida é destino UNESCO em Marrocos.

Estas cisternas foram só recentemente descobertas, ficando algumas centenas de anos escondidas sem ninguém dar por elas.

A “Citerne Portugaise” era utilizada para recolher a água das chuvas e possibilitar assim dar água aos portugueses dentro da cidade murada, mesmo durante tempos de guerra e cerco.

É simplesmente maravilhosa a vista espelhada das 25 colunas e do buraco superior que deixa entrar luz na água de palmo de altura no chão. Esta maravilha da arquitetura foi mesmo palco da cena de Othello de Orson Welles (1954).

Tem que se pagar para entrar na Cisterna Portuguesa. Por um pouco mais de dinheiro, pode e deve-se ter uma visita guiada pelo senhor simpático da receção. Ele diz para darmos o que quisermos para além do preço do bilhete. Seja generoso pois vale bem a pena.

A melhor altura para ver este lugar não é ao mesmo tempo que uma excursão, pois toda a mística se perde devido ao barulho.

Num pequeno aparte, não posso deixar de referir que a presença portuguesa em Marrocos também se fez sentir noutras regiões do território. Estes lugares são sempre interessantes de descobrir por portugueses e brasileiros.

Ksar UNESCO de Ait Ben Haddou

Ksar  UNESCO de Ait Ben Haddou
Ksar  UNESCO de Ait Ben Haddou

O Ksar de Ait Ben Haddou é o único sítio considerado património mundial pela UNESCO no sul de Marrocos. Basicamente, é um ksar, uma aldeia fortificada totalmente construída e preservada em barro.

A paisagem circundante é maravilhosa e dá para ter uma ideia do o que é viver dentro de um autêntico ksar. A visita a Ait Ben Haddou faz-se em 2 horas saindo de Ouarzazate.

Aldeia de Imarigha na Montanha e as Minas de Sal

Aldeia de Imarigha na Montanha e as Minas de Sal
Aldeia de Imarigha na Montanha e as Minas de Sal

Imarigha é um destino para os amantes da montanha e da calma.

Se o que quer ver em Marrocos é um destino “longe” de tudo (ainda que a distância física para Marraquexe não seja muita), Imarigha é ideal para ficar 2 ou 3 noites e apreciar a tranquilidade especial da montanha.

Mas é também um sítio ótimo para fazer uma paragem no seu caminho para sul a partir de Marraquexe. Visite as minas de sal, o lindo Vale e Lago de Ouirgane e o mercado na aldeia de Asni (13km mais abaixo).

Dunas de Erg Chebbi, Deserto do Saara

Dunas de Erg Chebbi, Deserto do Saara
Dunas de Erg Chebbi, Deserto do Saara

Muita gente diz-me que estas dunas têm sempre montes de turistas. Não deixa de ser verdade que isso possa acontecer mas… se não gostam de sítios com turistas não venham a Marrocos na época alta, na Páscoa ou na Passagem de Ano… Aliás, o melhor é não viajar para qualquer lugar do mundo…

As Dunas de Erg Chebbi têm, para mim, um fascínio enorme, uma certa energia única que nos faz sentir parte de algo muito maior do que nós. Para além disso, também são fabulosas para fotografar e rebolar na areia.

Por vezes, as Dunas de Erg Chebbi são erradamente chamadas dunas de Merzouga, uma das aldeias que se encontram perto. Quando lá for, tenha a noção de que vale a pena visitar também povoações como Tisserdemine, Khamlia, Takoujt e Hassilabied.

Aldeia de Agoudal, Montanhas do Atlas

Aldeia de Agoudal, Montanhas do Atlas
Aldeia de Agoudal, Montanhas do Atlas

A aldeia de Agoudal está perdida no Alto Atlas e, por isso, é quase impossível lá chegar durante alguns meses por ano pois a estrada fica cortada. Na realidade, não há estrada de alcatrão mas sim uma pista de montanha onde é possível circular com um carro normal. Vá é devagarinho.

Se gostaria de conhecer lugares em Marrocos sem turistas todo o ano e onde a presença destes ainda não tenha alterado muito o dia-a-dia, aqui está um bom destino.

As Montanhas do Atlas proporcionam um escape às grandes cidades e uma oportunidade de conhecer um Marrocos diferente, um Marrocos Berbere (Amazigh), o povo original do norte de África antes dos árabes terem chegado.

Lagos Islit e Tislit perto de Imilchil, Montanhas do Atlas

Lagos Islit e Tislit perto de Imilchil, Montanhas do Atlas
Lagos Islit e Tislit perto de Imilchil, Montanhas do Atlas

Estes dois lagos são duas pérolas nas montanhas. O primeiro lago “A Noiva” é o mais conhecido pois fica na estrada que leva a Imilchil, enquanto que o outro lago “O Noivo” é mais inexplorado pois não há estrada em bom estado até lá chegar. Durante os meses de inverno até é impossível aceder às suas margens, mesmo com jipes.

A aldeia de Imilchil é também um destino a não perder para quem gosta de locais pouco explorados e de paisagens incríveis.

Uma vez por ano, durante o Verão, existe um Moussem de Casamento (festival), em que milhares de pessoas descem a uma aldeia muito perto de Imilchil para casar. Ao longo dos dias do evento, os marroquinos divertem-se com música e uma feira enorme de venda de vacas, burros, camelos e tudo mais. Os visitantes são sempre bem-vindos.

Aldeia de Nkob nas Montanha do Saghrou, Casbahs e Palmeirais

Aldeia de Nkob nas Montanha do Saghrou, Kasbahs e Palmeirais
Aldeia de Nkob nas Montanha do Saghrou, Kasbahs e Palmeirais

Nkob é um centro de orgulho Amazigh (Berbere). Aqui entrará no coração deste povo tão acolhedor.

Nkob está rodeada de palmeiras e montanhas. Algo de muito especial em Nkob são os cerca de 45 Casbahs, casas fortificadas e construídas totalmente em barro. Um cenário a não perder num local para ficar 2 dias a descontrair.

Oásis de Fint e Palmeiral a 15km de Ouarzazate

Oásis de Fint e Palmeiral a 15km de Ouarzazate
Oásis de Fint e Palmeiral a 15km de Ouarzazate

Este oásis mistura uma paisagem rochosa com rio e um imenso palmeiral. É um destino fabuloso e um dos muitos locais de interesse para visitar durante uma estadia de 2 ou 3 dias em Ouarzazate.

O oásis tem algumas aldeias com um grupo de marroquinos diferentes, de raízes africanas. Estes contribuem para a riqueza cultural da região com os seus diferentes costumes, culinária e música. Além disso, são extremamente simpáticos.

Rabat, a capital de Marrocos

Rabat, a Capital de Marrocos
Rabat, a capital de Marrocos

Rabat é, ao contrário de Casablanca, um destino interessante. Muita gente desconhece Rabat e o seu potencial para uma visita gratificante. Se gosta de grandes cidades, esta é seguramente uma que deve ver em Marrocos.

Passe um dia e uma noite completos em Rabat para conhecer a cidade. Não perca a Chellah e Necrópole, a Catedral de Rabat, a vista sobre Sale, a Torre Hassan dentro do complexo do Mausoléu dos Reis, o Mercado central e o bairro Judeu.

Ksar de Maadid perto de Erfoud

Ksar de Maadid perto de Arfoud
Ksar de Maadid, perto de Erfoud

O Ksar de Maadid é um dos maiores do sul de Marrocos e também um dos mais fascinantes do país. Esta aldeia fortificada foi toda construída em barro, preservando a arquitetura do sul de Marrocos e da região do Deserto do Saara.

Pode visitar este lugar durante a sua estadia nas Dunas de Erg Chebbi, já que Erfoud fica a cerca de 40km das dunas. Pode mesmo optar por algo mais aventureiro e fazer a caminhada de 30 minutos até às dunas de Erg Chebbi.

Chefchaouen, Montanhas do Rif

Chefchaouen, Montanhas do Rif
Chefchaouen, Montanhas do Rif

Realmente, uma das coisas boas para fazer em Marrocos é mesmo beber um chá de menta, daqueles do copo grande, em Chefchaouen.

A cidade é lindíssima, toda em tons de azul e violeta a combinar com o branco. A paisagem das montanhas do Rif circundantes é fascinante.

Chefchaouen constitui a paragem perfeita durante 1 dia e 1 noite na percurso para o sul de Marrocos ou no regresso em direção a Portugal e à Europa.

Não perca o castelo no centro, a única mesquita octogonal do mundo e as lavadeiras ao pé do rio.

Essaouira, a Costa Atlântica, Música e Windsurf

Essaouira, a Costa Atlântica, Música e Wind Surf
Essaouira, a Costa Atlântica, Música e Wind Surf

Não queria descobrir o que ver em Marrocos? Então, Essaouira entra claramente na lista porque é uma cidade fascinante que não pode perder.

Esssaouira é destino UNESCO e tem imenso para ver. É uma cidade com um ambiente único e onde se pode ficar 2 dias para apreciar o mar, a cidade e diversos monumentos.

Todos os anos, no Verão, há um festival de música de passagem quase obrigatória em Essaouira que mistura sons Jazz e Gnawa.

Conjuntamente com Dakhla, Essaouira é ainda o destino ideal para fazer Kitesurf e Windsurf em Marrocos.

Medina antiga de Fes

Medina antiga de Fez
Medina antiga de Fez

Fes é a cidade medieval mais bem preservada de todo o mundo árabe. Uma visita ao interior da medina de Fes é entrar num mundo à parte.

Sem dúvida que, se pagar a um guia oficial, verá e entenderá muito melhor a cidade, não perdendo os melhores locais. A desvantagem é que será levado a lojas mas não precisa de comprar. É claro que pode logo avisar o guia que não está interessado.

Se estiver com vontade de fazer negócio, desejo-lhe boas compras. Não seja enganado, pois os guias podem levar às vezes 50% do valor que você paga. Ou seja, se quiser comprar, será mais barato sem ele. Uma boa alternativa é ficar com o preço na cabeça e comprar mais calmamente em Marraquexe.

Asilah, a melhor apresentação de Marrocos

Asilah, a melhor apresentação de Marrocos
Asilah, a melhor apresentação de Marrocos

Asilah fica a cerca de 50km de Tanger (há uma auto-estrada), sendo assim o melhor destino para se iniciar em Marrocos se vier de carro. Não perca tempo em Tanger, pois é pouco interessante, e visite esta cidade bem mais bonita.

A cidade antiga de Asilah, dentro de muralhas e pegada ao mar, é linda e proporciona fotografias excelentes.

Escolha um dos imensos restaurantes para provar o peixe excelente e tajines. Este pode ser o seu primeiro contacto com Marrocos, bem tranquilo porque Asilah é um lugar assim.

Mapa O que ver em Marrocos

Agora que já sabe o que ver em Marrocos, é importante perceber a posição geográfica dos destinos mais atrativos que acabei de descrever.

168 thoughts on “O que ver em Marrocos?

Add yours

Deixe um comentário sff

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑