Marrocos de Carro, Jipe ou Mota

Viajar para Marrocos com carro próprio, jipe 4×4, mota ou caravana

Marrocos é um país enorme. Com tantos lugares fantásticos para ver e explorar, fazer a viagem usando o nosso próprio transporte permite ser mais flexível nas decisões, alterar os planos a meio do percurso e conhecer zonas escondidas com maior facilidade.

Se pensarmos em distâncias, chegamos igualmente à conclusão que ir de carro próprio até Marrocos é uma boa ideia. Veja bem este exemplo: alguém que more em Évora, Portugal, chega muito facilmente a Marrocos. Évora fica precisamente a 490km de Tarifa, cidade espanhola onde se apanha o barco ferry-boat para Tânger.

A viagem não é assim tão longa usando algumas auto-estradas pelo caminho e fazendo o percurso: Lisboa – Évora – Badajoz – Mérida – Sevilha – Cádiz – Tarifa. Contas feitas, ir a Marrocos de carro, jipe ou mota é mais perto para um Eborense do ir a Madrid, em Espanha.

Mas há estradas em Marrocos?

Hehe, sim, é claro que há. Tirando pistas de montanha e pistas de deserto, todas as estradas em Marrocos são de alcatrão e estão em muito boas condições. A boa qualidade de estradas em Marrocos e em todos os países árabes é evidente. É mesmo dificil encontrar estradas com buracos.

Quanto às estradas sem alcatrão, estas são chamadas de pistas. No entanto, só algumas é que não são de acesso a carros normais. A maior parte das pistas em Marrocos são na verdade transitáveis por carros citadinos comuns, de tração normal e não é preciso ter um jipe para explorar muitas zonas desconhecidas de Marrocos. Basta ir devagarinho…

Para os que têm jipes… Bem, então Marrocos vai ser um livro completamente aberto. E chegou ao paraíso do todo-o-terreno.

Não é perigoso conduzir em Marrocos?

Conduzir um carro, um jipe ou uma mota pode ser perigoso em qualquer parte do mundo. Sem dúvida que os condutores em cada país são diferentes e não podemos esperar de um condutor marroquino o mesmo que se espera de um condutor finlandês. Sim, os marroquinos são um pouco acelerados e gostam muito de ultrapassagens tipo James Bond.

Basta ir com atenção nas estradas e nas ruas das cidades para tudo correr bem. Eu já conduzi mais de 80.000 km em Marrocos e só tive um acidente em Rabat em maio de 2009.  E foi culpa minha! Espetei-me contra a traseira de uma Renault 4L quando esta não avançou na mudança do sinal verde. O piso estava escorregadio… Pimba!

Devo dizer que nunca tive um acidente em Portugal, o que talvez faça de mim um condutor mais ou menos controlado. Não me estico muito nas velocidades e presto sempre atenção ao que passa na estrada.

A sensibilização para uma boa condução está a aparecer cada vez mais em Marrocos e os marroquinos estão cada vez mais informados e avisados do perigo da má condução. Há imensos anúncios na televisão a alertar para esta causa.

Pistas em Marrocos que vale a pena fazer mesmo que tenha um carro citadino

1-Pistas de Merzouga

Atenção a estas pistas porque há muitas partes com areia. Se encontrar areia, acelere e gire o volante da esquerda para a direita. Acelere.

Com sorte, é possível fazer toda a pista desde a estrada de alcatrão até às dunas sem apanhar areia. Basta ir com atenção. Veja as aldeias de Tisserdemine, Hassilabied, Takoujt, Merzouga e Khamliya (tal como lhe recomendo na página sobre o que ver em Marrocos).

2-Pista de montanha desde Ait Hani até Imilchil, passando por Agoudal

Pista do Alto Atlas com muitas pedras. No inverno, mesmo com alguma neve, é transitável com carros pequenos mas tem que ter muita atenção para não partir o carro todo já que a neve e chuva estragam a pista.

Esta é uma das paisagens mais bonitas e mais alternativas das montanhas do Atlas. A passagem de Tizi Tirherhouzine é espetacular e está a 2700 metros de altitude. É possível que a estrada não dê para passar durante muito tempo de Inverno, depende do que neva.

3-Pista de montanha no Monte Bou-Iblane

Esta montanha é a seguir à cidade de Taza. O acesso é feito pela estrada que leva até às grutas de Friouato. A seguir a Bab El Arba, começa a pista que sobe até ao alto da montanha na passagem de Tizi Bou Zabel, a 2500 metros de altitude. Pode-se dormir num refugio na base da montanha (refúgio de Tafert).

Veja aldeias de montanha até Ait Makhlouf e Imouzer des Marmoucha. Todo o caminho de floresta de cedros até ao refúgio de Tafert é espetacular. Na altura em que passei estavam a fazer obras na pista. Como já foi em Setembro de 2004, pode ser que agora a estrada já esteja alcatroada.

Cuidados a ter nas estradas em Marrocos

Achei que fazia sentido escrever um pouco sobre os cuidados que deve ter a conduzir um carro, um jipe ou uma mota em Marrocos só para o tranquilizar.

Na verdade, o senso comum e as precauções normais para uma condução segura são suficientes para viajar em Marrocos. Por isso, destaco apenas alguns pontos específicos para este país.

  • Tenha atenção aos animais à beira da estrada. Há sempre cães, burros, etc. a seguir a uma curva.
  • Não pare em qualquer lugar em plena faixa de rodagem. Se não houver bermas, espere por uma reta com boa visibilidade.
  • Se se aventurar no todo-o-terreno, de carro ou de mota, evite andar sozinho se for para muito longe.
  • Nas pistas de deserto e de montanha, veja bem onde coloca as rodas para não ficar atascado ou furar um pneu.
  • Se for parado para uma inspeção de rotina ou se cometer alguma infração no trânsito, tenha em conta algumas recomendações para lidar com a polícia em Marrocos.

201 comentários a “Marrocos de Carro, Jipe ou Mota”

  1. Olá, quero ir ao Marrocos com a minha carrinha. O problema é que o carro esta em nome da minha esposa e ela não vai… Alguém sabe me informar o que preciso apresentar pata entrar no Marrocos com um carro que não esta no meu nome?
    Obrigado.

  2. Ola,
    É muito relativo. Depende do que pretende visitar. Eu fui no verão por exemplo mas o objetivo era fazer praia e andar mais à beira mar.
    Se pretender visitar o interior o verão é muito desaconselhavel.
    Se puder ajudar em algo mais disponha.
    Boas voltas,
    Tiago Silva

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