Qual é a Melhor Altura para Visitar Marrocos

Marrocos é um país relativamente grande e com alguma diversidade geográfica e isso torna difícil determinar a melhor altura para uma visita. Tudo vai depender dos locais que pretende visitar mas há alguns princípios gerais que se podem aplicar.

Para todo o País

De uma forma muito geral, o clima de Marrocos não é assim tão diferente do de Portugal  ou do Sul da Espanha.

Invernos que podem ser frios mas com séries de dias amenos e agradáveis, Primaveras com temperaturas perfeitas e muito sol, Verões quentes e secos e Outonos de transição, com alguns períodos perfeitos e outros já com precipitação e o frio de Inverno que se faz anunciar.

Por tudo isto, as melhores alturas para viajar até Marrocos são os períodos que antecedem o Verão e que se sucedem a esta época: final de Primavera e início de Outono.

Nestes períodos as temperaturas são agradáveis, altas mas não demasiado, a chuva é rara e os dias de sol são a regra. Por outro lado foge-se da época alta, de um Verão que para além de ser escaldante traz a maioria dos turistas até ao país, especialmente os europeus que têm férias nos meses de Julho e Agosto.

O Inverno é uma incógnita. Pode apanhar dias com um frio de gelar ou, pelo contrário, ter sorte e passar um belo período com temperaturas agradáveis e muito sol.

De uma forma geral as zonas costeiras são mais temperadas, com menor amplitude térmica, enquanto as montanhas vão aos extremos.

Marrocos Mês a Mês

Janeiro e Fevereiro

É a época com menos turistas, por isso se prefere um contacto mais directo com as pessoas, sem a companhia de outros estrangeiros, pode aproveitar este período. O clima é uma renovada surpresa, com boas probabilidades de apanhar sol e temperaturas agradáveis mas não é de descartar a possibilidade de chuva, especialmente aguaceiros. Em altitude é muito provável que encontre neve, que de resto não está fora de questão nas terras mais baixas. Porque o calor extremo está ausente do país nesta altura, é uma boa época para incursões no deserto, mas se pensa lá pernoitar não se esqueça que durante a noite pode esperar temperaturas abaixo de zero.

Março

Começa a Primavera! Os dias já vão sendo mais longos, as temperaturas sobem um pouco, andando em geral pelos 10 – 20 graus. A chuva vai sendo menos frequente, mas pelo sim pelo não é melhor trazer roupa a pensar em mau tempo. Muito do que escrevi para Janeiro e Fevereiro aplica-se ainda: poucos turistas, boa altura para visitar o deserto, especialmente se forem passeios de dia inteiro.

Abril a Junho

É uma época muito boa para visitar e os viajantes que não estão condicionados por períodos de férias de empregos tradicionais tendem a vir por esta altura. O clima é ideal, com uma evolução clara do mapa de temperaturas, aquecendo gradualmente  desde o início de Abril até finais de Junho.

Se está a pensar no deserto, é ainda uma boa altura para visitar, antes do calor quase intolerável que chega nos meses de Verão.

Julho e Agosto

O calor mais intenso, com temperaturas a atingir máximos entre os 40 e os 50 graus. Em algumas áreas do país estas temperaturas podem impedir o viajante de apreciar o muito que Marrocos tem para oferecer. Andar na rua durante boa parte do dia torna-se insuportável e longos passeios a pé ficam fora de questão para a maioria das pessoas.

Na zona costeira, em cidades como Rabat e Essaouira, o oceano arrefece um pouco as temperaturas, mas em locais como Fez e Marrakesh o termómetro anda sempre lá por cima. Visitar o deserto é também complicado devido às temperaturas elevadas.

Além disso há um enorme fluxo de turistas que chegam para gozar das suas férias anuais. É mais difícil encontrar alojamento nos melhores estabelecimentos. Os locais mais frescos e as praias são muito procurados pelos próprios marroquinos e tudo fica bastante cheio.

Setembro e Outubro

Esta é outra das melhores épocas para vir até Marrocos, com o tempo ainda muito agradável depois dos excessos do Verão e já com menos turistas.

Ainda é uma boa altura para fazer praia, agora que os locais já regressaram ao trabalho e os areais se voltam a ter mais espaço disponível.

A fase final deste período é a ideal para quem quer vir a Marrocos para ver muito, caminhar todo o dia e gastar muita energia a explorar o país. Isto porque as temperaturas são ideais, é esperado tempo seco e a luz é perfeita para ver e fotografar.

Novembro e Dezembro

A partir de Novembro as temperaturas descem acentuadamente. É ainda uma boa época para visitar as chamadas cidades imperiais, mas se está a pensar nas praias pode contar com vento forte e constante e nas montanhas cairão as primeiras neves. Traga roupas quentes e verifique se o seu hotel oferece aquecimento nos quartos. As noites podem ser especialmente frias.

Melhor Altura Para…

Ir para as Montanhas e Caminhar

Apesar de ser teoricamente possível fazer caminhadas nas montanhas do Atlas durante todo o ano, os meses de Abril, Maio, Setembro e Outubro oferecem as melhores condições meteorológicas para tal actividade.

No Verão, devido à altitude, as temperaturas não atingem os extremos verificados nas cidades de Fez e Marrakesh e sobretudo no deserto, mas mesmo assim, especialmente nos vales das montanhas, podem subir acima dos 30 graus.

O Inverno pode ser muito agreste, com queda de neve e temperaturas muito baixas, especialmente de noite. Além disso as condições climatéricas mudam rapidamente, com a ocorrência de fortes aguaceiros característicos das trovoadas que por ali ocorrem.

Praia e Desportos Aquáticos

Apesar de Marrocos não ser um destino especialmente conhecido pela qualidade das suas praias, se é fazer praia que pretende o melhor será vir no Verão, especialmente em Julho e Agosto. Mas esteja ciente que terá que partilhar o espaço com todos os outros turistas europeus que aqui vêm passar as suas férias e com os marroquinos que também gozam de férias nesta época e que procuram desesperadamente afastar-se das temperaturas altas que se fazem sentir em muitas das principais cidades do país.

Para desportos aquáticos, especialmente os muito populares surf, kitesurf e windsurf, o panorama é diferente. A costa marroquina oferece excelentes condições para a prática destes desportos, mas é após o Verão que as coisas ficam ideais, com o início dos fortes e constantes ventos que se seguem a Setembro e que são muito apreciados pelos adeptos destas modalidades.

As zonas mais populares para estas actividades são Agadir a Tagahazout, onde mesmo no Inverno a temperatura da água anda em redor dos 18 graus, não exigindo mais do que um fato leve para estar no mar.

O Deserto

Como para quase tudo em Marrocos, os meses antes e depois do Verão são os melhores para visitar o deserto. Evitam-se assim as temperaturas escaldantes de Julho e Agosto, quando o mercúrio atinge facilmente os 45 graus, e as noites congelantes do Inverno. Mesmo assim tenha em consideração que o arrefecimento nocturno no deserto não é um mito, e se vai passar uma ou mais noites em tendas, não esqueça alguma roupa mais quente.

Tenha em consideração que em Abril há probabilidades de encontrar tempestades de areia, causadas pelos ventos fortes do Sirocco.

As Cidades Imperiais

Se o que procura em Marrocos é a cultura urbana, andar pelas medinas e fazer compras nos souks, certamente estará a pensar em se focar em cidades como Fez, Marrakesh, Meknes e Rabat. As chamadas cidades imperiais. Nesse caso, a não ser por alguma razão de força maior, esqueça o Verão. Calor abrasador, turistas, alojamentos cheios, marroquinos de férias noutro lado qualquer.

O melhor é ir em Maio ou em Outubro. As segundas metades de Abril e de Setembro também não estão  mal. Mas todo o ano, com excepção do pico do Verão pode ser aceitável, dependendo muito da sorte que tiver.

Anúncios

2 thoughts on “Qual é a Melhor Altura para Visitar Marrocos

Add yours

  1. Nossa viagem de abril, maio de 2018 pegagamos uma primavera fria, mas aproveitamos muito, por que mesmo frio não faltaram dias ensolarados, como estavamos de carro faço um lembrete cuidado com o transito em Rabá, recheado de policiaos de transito que fazem vista grossa pra muita coisa errada, mas podem te multar por um motivo duvidoso, as autoroutes são maravilhosas e seguras, enfim muitas histórias pra contar.

Deixe um comentário sff

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create a website or blog at WordPress.com

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: