Quem somos?

Rita e João Leitão
Rita e João Leitão

Antes de mais, importa dizer que este blogue nasceu da vontade de partilharmos as nossas experiências de vida em Marrocos.

Como milhares de pessoas todos os anos, primeiro fomos turistas. E voltámos. E voltámos. Marrocos começou a fazer parte de nós e… apercebemo-nos de que queríamos ficar.

A partir do momento em que fomos para Marrocos, os nossos amigos não paravam de fazer perguntas sobre como era viver num país muçulmano no norte de África… E como poderiam vir visitar-nos.

Foi então que decidimos escrever este blogue de Marrocos, para esclarecer dúvidas a todos os viajantes sobre este país.

Gostamos de participar na preparação da sua viagem a Marrocos. Obrigado pela sua visita.

Mas quem somos nós, a Rita e o João Leitão?

Rita e João Leitão em Marrocos
Rita e João Leitão em Marrocos

Dois irmãos portugueses que foram viver para Marrocos…

É isso mesmo. Por estranho que pareça, nós decidimos mesmo ir viver para Marrocos. Sem pressões, tendo outras alternativas tão ou mais interessantes.

Optámos por mudar um pouco o ambiente, viver novas experiências e criar a oportunidade de viver num outro país tão diferente.

Resumindo muito, a história toda será algo como isto:

O João começou a ter clientes no Sul de Marrocos desde 2003 e, ao longo dos anos, criou uma estrutura profissional que possibilitou a criação de uma empresa de web design e online marketing para hotéis e agências de viagens.

Em 2009, o João convidou a Rita para largar tudo e ir viver para Marrocos.

A Rita, depois de pensar bem durante algum tempo, decidiu despedir-se do emprego e dos amigos, largar a casa, pegar no carro e em todos os seus pertences, e avançar para Marrocos. Mudar de vida e ir viver para um lugar onde nunca tinha estado antes.

O primeiro ano serviu de adaptação para a Rita. Viveu no centro de Ouarzazate, numa casa alugada, para ver se se ambientava bem com Marrocos, a experiência marroquina.

Durante esse mesmo ano, procurámos soluções para arranjar um negócio juntos. Decidimos então comprar uma casa num bairro típico de Ouarzazate e renová-la para abrirmos o nosso próprio hotel em Marrocos. As portas estão abertas com imenso sucesso desde 2010. Adoramos ter hóspedes portugueses e brasileiros para conversarmos na nossa língua.

E tudo começou com o João Leitão…

João Leitão em Marrocos
João Leitão, em Marrocos

Pois… Fui eu o primeiro a chegar a Marrocos. Sou de Lisboa, cidade que adoro. Mas também andei alguns anos pelas zonas de Portimão, Serra de Monchique, Praia da Rocha. Mais tarde fui para o Alentejo, mais propriamente para Évora, onde estudei na Universidade.

Gosto muito de viajar e de experienciar o mundo como ele é juntando um outro gosto que é o de aprender idiomas.

Algumas incursões no Norte de África, grande parte da Espanha e em quase todo o território português com a minha família antes dos 15 anos fizeram com que o gosto pela viagem ficasse bem entranhado e, desde aí, tenho canalizado todas as minhas economias para viajar.

Aliado ao meu estudo de Kung-Fu Lótus, a viagem apareceu como que um prolongamento desses mesmo treinos de perspicácia, controlo e desenvolvimento físico e mental. A viagem apresenta imensos desafios e provas para que possamos pôr em prática a nossa personalidade e aquilo que somos.

Cada dia que passa Marrocos reserva-me novas aventuras, novos conhecimentos e novos amigos.

É incrível a diversidade natural e histórica desde canto do mundo, tão perto de Portugal, mas ainda assim tão diferente.

Mais um pouco sobre a minha relação com Marrocos

Deserto do Saara em Marrocos
Deserto do Saara, Marrocos

Viajei a Marrocos pela primeira vez em 2000 e, desde então, devo ter entrado e saído do país mais de 200 vezes.

O meu processo de mudança para viver em Marrocos começou em 2006, morando em Erfoud e nas Dunas de Erg Chebbi na aldeia de Hassilabied.

Depois de algum tempo em Portugal, voltei novamente a Marrocos e, em Outubro de 2007, parti definitivamente.

Depois de 4 anos em Erfoud, mudei-me para Ouarzazate, onde vivo agora. Entretanto, também acabei por morar em Marrakech perto de 1 ano.

Anúncios

199 pensamentos sobre “Quem somos?

  1. Caros, sou brasileira…estou louca de vontade de ir a Marrocos…estarei indo a marrakech, mas irei sozinha, gostaria de saber existem todos os perigos que as pessoas dizem que existe. Obrigada

  2. queria muito conhecer marrocos,mas nao sei como faço isso,nao conheço a lingua,nao sei como fazer para conseguir passaporte.

    • Luis, sou marroquino, moro em Marrakech, estudei no Brasil onde morei por mais de 10 anos. Eu gostaria de saber mais sobre o que vc pretende fazer no Marrocos pra talvez possa ajuda-lo.

      • Hicham… você morou no Brasil ??
        Estou indo em Marrakech o dia 03 de Junho, pode me ajudar??

        Muito Obrigado,
        Igor

Deixe um comentário sff

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s