1 Semana – Marraquexe e sul de Marrocos

1 Semana / 6 noites dormidas em Marrocos

Itinerário – Marraquexe e sul de Marrocos – poucos quilómetros

Ao ler a página O que ver em Marrocos, facilmente vai perceber que a maioria dos locais considerados património mundial pela UNESCO (e mais alguns que eu aconselho) estão no sul de Marrocos.

Faz sentido, por isso, traçar um percurso de 1 semana em que estejam incluídos alguns dos melhores destinos precisamente no sul de Marrocos. Vamos lá, então.

Depois de fazer o caminho usando o seu carro, jipe ou mota até Marrocos (Portugal – Tarifa – ferry até Tânger), em resumo, estes são os sítios onde deverá dormir de modo a aproveitar melhor o tempo e a fazer “etapas” o mais equilibradas possível.

  • 1 noite Asilah
  • 1 noite El Jadida
  • 3 noites Marraquexe
  • 1 noite Asilah

Destinos a visitar durante a semana

Marraquexe, Marrocos
Ksar UNESCO de Ait Benhaddou em Ouarzazate, Marrocos

Os destaques que faço para visitas ao longo do percurso são estes.

  • Asilah
  • Mesquita Hassan II, Casablanca
  • El Jadida
  • Marraquexe
  • Ouarzazate

Este itinerário foi feito em resposta a um visitante deste blogue. Ele pediu-me um percurso rápido e barato para uma semana descendo até Marraquexe.

Penso que o trajeto que tracei é muito bom para se fazer de carro nesse período de tempo. As estradas são boas pois pode-se ir pela costa, descendo sempre pela auto-estrada, às quais eu costumo chamar “come quilómetros”…

Ficar logo a primeira noite em Asilah vai permitir que se faça uma pausa e descanse logo das 7 horas de viagem a conduzir desde Portugal mais a travessia de ferry boat de Espanha e algum stress da fronteira. Bem-vindo a África! 🙂

Asilah fica a apenas cerca de 65km de Tânger. Como existe sempre autoestrada neste trajeto, em menos de 30 minutos chega lá. 65km depois de entrar em Marrocos já estará com hotel, descansado da vida e a ter o seu primeiro contacto com o país.

Asilah é uma cidade calma à beira-mar. É um lugar com um património histórico rico onde a presença portuguesa em Marrocos se faz logo notar em todas as esquinas, principalmente na antiga cidade murada.

Percurso detalhado no sul de Marrocos

DIA 1 Tânger-Asilah (65km sempre por auto-estrada)

Depois de tratar das papeladas do carro na fronteira, saia do porto e siga sempre pela esquerda na primeira rotunda. Na segunda ou terceira rotundas vire à direita (veja as placas para Rabat) e vá pela grande avenida até à grande rotunda da estação/gare de autocarros.

Nessa grande rotunda, siga em direção a Rabat tomando atenção para encontrar o painel azul de auto-estrada. Atenção às placas pois é tudo um pouco confuso.

Hotel em Asilah
Está na hora de arranjar hotel. Como há bastantes, o melhor é consultar esta página para encontrar os melhores hotéis em Asilah: hotéis em Asilah.
O que fazer em Asilah
Asilah é uma cidade costeira com uma vista muito bonita para o mar. O lugar perfeito para descansar depois ou antes de fazer os longos quilómetros Portugal-Marrocos.

Asilah tem, como todas as cidades marroquinas, uma zona antiga interessante dentro das muralhas portuguesas do século XV. Tem também uma zona mais recente que, por este ser um dos destinos preferidos de muitos marroquinos e europeus na época de Verão, está cheia de discotecas e bares.

Vá, um Algarve lá da zona, hehe. Mas isto é basicamente o que acontece por toda a costa Atlântica marroquina. O que é verdadeiramente diferente é a antiga cidade portuguesa que, depois de um grande restauro, se encontra em boas condições e convida ao passeio.

DIA 2 – Asilah – Casablanca – El Jadida (cerca de 320km, sempre por auto-estrada)

O que fazer em El Jadida
El Jadida tem também uma parte nova e uma parte velha. Esta última é Património Mundial UNESCO.

Na parte nova tem uma zona enorme com mercado de rua e lojas a venderem tudo. Há muitos restaurantes com peixe fresco e saladas.

A coisa mais bonita para ver em El Jadida e, se me permitem dizer, a mais bonita para ver em Marrocos inteiro ( lá vou eu agora a ter comentários a dizer que estou errado…) é a antiga cisterna portuguesa.

Epá, desculpem-me lá, mas deve ser a coisa mais bonita que já vi em todas as minhas viagens por imensos países. Impressionou-me a sério… mas posso ser só eu.

Hotel em El Jadida
Está na hora de arranjar hotel. Como há bastantes, o melhor é consultar esta página para encontrar os melhores hotéis em El Jadida: hotéis em El Jadida.

DIA 3 – El Jadida – Marraquexe, passando por Sidi Smail e Sidi Bennour (cerca de 200km)

A estrada faz-se muito bem de carro. Para chegar a Marraquexe um pouco depois da hora de almoço, num hora boa para ainda explorar a cidade, o ideal é sair de El Jadida por volta das 9h da manhã.

Hotel em Marrakech
Marraquexe é das cidades com mais hotéis em Marrocos e escolher o certo para si pode ser um bocado complicado se não a conhecermos. Consulte esta página para comparar e escolher mais facilmente: hotéis em Marraquexe.

DIA 4 – Marraquexe

O que fazer em Marraquexe? Ui, ui! Há tanta coisa que é difícil saber por onde começar. Assim resumidamente, visite a medina antiga de Marraquexe, um lugar imperdível em Marrocos.

Prepare-se para um clima de festa com imensos artistas de rua, animais, turistas, marroquinos, lojas, etc, etc.

Já na página que escrevi sobre o que ver em Marrocos tinha destacado Marraquexe e apresentei uma lista rápida do essencial absoluto. Aqui está ela outra vez.

  • Museu de Marraquexe
  • Palácio Bahia
  • Palácio Badii
  • Jardins Marjorelle
  • Jardim Menara
  • Koutoubia
  • Praça Jemaa el Fna
  • Zaouia ben Abbes
  • Cortumes de tratamento do cabedal
  • Os muitos restaurantes fantásticos da cidade
  • Madrassa ben Yousse
  • E, claro, os diversos mercados e souks

DIA 5 – Marraquexe – Ouarzazate (cerca de 200km)

Em Ouarzazate, visite o Ksar UNESCO de Ait Benhaddou. É absolutamente lindo. No centro de Ouarzazate há imensas coisas para visitar: os estúdios e o Museu do Cinema, o Casbah Taourirt, o Casbah Tifoultoute, o Oásis de Fint.

Hotel em Ouarzazate
Mais uma vez, esta cidade também tem grande oferta a nível de alojamento. Sugiro que fique neste hotel em Ouarzazate chamado Dar Rita. Fica no bairro típico marroquino de Tassoumaat, mesmo à entrada da cidade quando chega desde Marraquexe.

DIA 6 – Ouarzazate

Mais um dia para ficar em Ouarzazate. Já que há muito para ver, vai precisar de dois dias.

DIA 7 – Ouarzazate – Marraquexe – Asilah (cerca de 700km)

O tempo que vai demorar a fazer este percurso depende da forma como você conduzir. Como já leu antes nesta página sobre viajar no sul de Marrocos, o percurso Ouarzazate-Marraquexe tem 200km. Depois são mais 500km para fazer Marraquexe-Asilah, mas este caminho é todo em em auto-estrada.

DIA 8 – Asilah – Tânger (cerca de 40km)

A viagem em Marrocos acaba em Tânger, ao entrar no barco para Tarifa, Espanha. Agora só tem que conduzir até Portugal.

E pronto.
Que grande viagem que vai fazer atravessando Marrocos inteiro até chegar a Marraquexe e ao sul, uma das zonas mais espetaculares para conhecer neste país.

Coisas a evitar nesta viagem em Marrocos

Esta é apenas uma pequena lista de situações que deve evitar nesta viagem. Na verdade, se agir com bom senso, os cuidados a ter não são assim tão diferentes daqueles que já tem no seu país.

1- Ultrapassar os 120km/h na auto-estrada

Vá por mim, a polícia vai apanhá-lo. É daquelas coisas certinhas direitinhas em Marrocos. A multa é de 40 euros.

2- Chegar a Marraquexe de noite

É mais fácil perder-se de noite, sem ver nada. Marraquexe é uma cidade em que é um pouco confuso para chegar ao centro. O ambiente é algo caótico. Burros, motas, cavalos, crianças, camiões carregados com mais de 5 metros de altura, carroças e milhares de pessoas a atravessar a estrada todas ao mesmo tempo, sem olhar…

3- Estar na praça principal de Marraquexe, Jemaa El Fna, sem atenção aos bolsos do casaco, carteiras no bolso de trás, e sacos de ombro

Marraquexe é internacionalmente conhecida pelos seus carteiristas. É muito provável que seja roubado por um deles se não seguir estes conselhos. Quer ser roubado em Marraquexe? É fácil:

1- Seja campeão e deixe a sua carteira no bolso de trás das calças como faz sempre.

2- O saquito do ombro, daqueles grandes das senhoras tipo sacão de levar a merenda para a praia, mesmo à turista no Algarve… espetáculo para porem as mãos lá dentro.

3- Os saquitos e bolsitas ao ombro, daquelas que com uma tesoura se cortam com muita facilidade e desaparecem sem perceber como… Uau, fui roubado!

4- Veja mesmo com muita atenção aqueles “shows” de cobras, músicos, acrobatas e contadores de histórias que fazem de Marraquexe uma cidade única. Tenha o momento da sua vida… Teve? E a sua carteira foi para onde?

Mesmo que esteja com atenção aos espetáculos na Praça Jemaa El Fna, nunca perca de olho todas as pessoas que estão ao seu lado. Se lhe apalparem o rabo… Sim, é à procura de carteira.

Não é preciso stressar, os marroquinos não são abusivos e com a quantidade de polícia à paisana que existe por toda a cidade, a última coisa que um carteirista de 16 ou 17 anos quer é um turista a gritar para ele e fazer com que seja levado para a esquadra para levar um tareão.

4- Não se deixe convencer pelo primeiro preço de 100 euros por aquele tapete lindo.

Regateie em países como Marrocos. Dependendo da sua paciência, os preços vão baixando. Não exagere pois pelo facto de ser português, os preços já por si estão mais baixos que para muitas outras nacionalidades.

80 comentários a “1 Semana – Marraquexe e sul de Marrocos”

  1. Olá, sou brasileira e vou para Marraquech no final de janeiro e passarei 4 dias com a minha família. Gostaria de saber se possui um guia local para nos acompanhar nesses dias. Obrigada.

  2. Boa tarde João, acabei de achar seu site e tô amando as dicas. Mas ja vou aproveitar e pedir ajuda. Sou do Brasil, eu setembro terei ferias e pretendo ir para PORTUGAL, ITALIA, ESPANHA e faço questão de entrar em MARROCOS. Pq minha filha morrou por 6 meses em Portugal (estudos) e dos muitos países que ela conheceu, ela disse que MARROCOS é muito interessante. Nunca fui a nenhum país Europeu. Mas decidi que nao quero guia, pois gosto de descobrir as coisas procurando na internet e depois com a população local, falo o famoso PORTUNHOL. Minha filha quando foi a Marrocos fez um pacotinho, fechou aereo, hostel em Portugal e partiu de PORTUGAL X MARROCOS, ja outra garota que conheço fez MADRID X MARROCOS.
    Me parece que ESPANHA é mais perto de MARROCOS, entao como meu destino EUROPEU tem PORTUGAL E ESPANHA. Gostaria de saber de voce, qual é a opção mais facil, mais economica para eu entrar em MARROCOS. Minha filha disse que em MARROCOS precisarei de um guia. concordas? toda dica será bem vinda.

    1. Oi Denise
      Sou brasileiro, e vivo em Madrid. Irei para Marrocos dia 31/05 e ficarei por lá 5 dias. A passagem ida e volta (em média 2 horas de vôo) comprei pelo site e-dreams e saiu com todas as taxas em vôo econômico por 84 euros. Cinco dias em um Riad ( Dar Nimbus), que reservei pelo site mahakech30.com saiu por 168 euros. Qualquer dúvida, pergunta, que eu ajudo o João, ehehe….

  3. Não ir fazer passeio em marraquexe q o guia indicar,vc paga 35 euros para andar no dromedalha numa regiao q é só lixo.Fomos em uma cabeche velha,não vale a pena.Fique mais um dia em marraquexe e faça num Oasis.

  4. Olá!
    Gostaria de saber qual a melhor altura para ir a Marrocos, numa viagem de 5 dias.

    Adorei o seu Blog, super útil.

    Obrigada pela sua atenção,
    Maria

  5. Olá! Vou com o meu marido a Marrakech de 28Out a 1Nov. (o que dá mais ou menos 4 dias para passear).
    Vamos de avião e partimos de Madrid sexta à tarde.
    Gostáva de saber se é tempo a mais para ficar em Marrakech e se há algum sitio perto que valha a pena ir ver.
    Pode recomendar algum hotel que seja giro e não muito caro?
    Gostamos de coisas tipicas e não muito turisticas.

    Muito obrigada

  6. olá Joao!
    Vou agora em Outbro a Marraquech e gostaria da sua ajuda para ir de bus do aeroporto para hotel Kenzi em Agdal ( que é no sentido oposto ao bus para o centro )
    Já procurei em muitos sites e não consigo.
    Obrigada
    Agradeço a sua ajuda

Deixe um comentário sff

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Blog de Viagens Organizadas, Melhores Destinos, Ideias e Dicas para Viajar

%d bloggers like this: