Voar para Marrocos

Voar com as Companhias Nacionais

A partir de Portugal não existem voos de low cost para Marrocos. As únicas ligações regulares são com a TAP, para Casablanca, Marrakesh e Tânger,  e com a Royal Air Maroc, a partir de Lisboa (para Marrakesh ou Casablanca) e do Porto (para Casablanca). Contudo,  os bilhetes têm um custo considerável se comparados com a oferta da Ryanair. Considere cerca 200 Euros para a viagem de ida e volta com estas companhias de bandeira.

Quem quiser voar para  Marrocos vindo do Brasil terá interesse em usar uma destas companhias, inclusive a Royal Air Maroc tem ligações transatlânticas com preços bem razoáveis.

Voar com Companhias Low Cost

A low cost irlandesa opera para várias cidades marroquinas a partir de uma série de países europeus, mas infelizmente Portugal não está entre estes. Contudo há boas notícias: existem voos muito em conta a partir de aeroportos espanhóis relativamente acessíveis aos viajantes portugueses. Para o pessoal do sul, há saídas de Sevilha rumo a Marrakesh, apesar dos preços serem geralmente bem melhores para as opções disponíveis desde Madrid, que são até alargadas a outras cidades marroquinas, como Rabat e Fez.

Nestas coisas há tantas variações que é difícil dar uma ideia dos valores em causa. Mas assim muito por alto, vamos imaginar uns 30 Euros por voo a partir de Madrid e uns 50 Euros por voo desde Sevilha.

Se vive no Sul de Portugal e Sevilha lhe dá jeito, poderá levar o seu carro até ao aeroporto e deixá-lo ao cuidado de um serviço de parqueamento local. São económicos (cerca de 30 Euros por semana) e competentes. Senão, tem o autocarro, que duas vezes por dia percorre o Algarve parando nas cidades principais rumo a Sevilha. Esta é contudo uma viagem desconfortável devido às muitas paragens que implicam desvios desde a estrada principal que se dirige à capital da Andaluzia.

Se preferir Madrid, tem a opção do comboio desde Lisboa, mas em princípio a ligação aérea é mais conveniente: mais rápida e deixando-o logo no aeroporto de Barajas. A Easyjet está a voar para Madrid desde Lisboa e a Ryanair desde o Porto.

Eventualmente podem ser mais vantajosas outras opções que à partida não se considerariam. Por exemplo, posso imaginar um voo bem em conta de Faro para Bruxelas, e depois uma ligação da Bélgica para Marrocos. Nunca se sabe. Claro que olhando para o mapa e para as horas de voo as coisas podem parecer pouco vantajosas, mas do ponto de vista de custos há soluções elaboradas que funcionam muito bem.

Claro que tudo isto pode mudar a qualquer momento. As ligações aéreas são alteradas sazonalmente, com a retirada das rotas menos rentáveis e a introdução de novas possibilidades (por exemplo, a ligação directa Porto – Casablanca acabou de ser anunciada enquanto escrevo este artigo) , pelo que aconselho a verificar as coisas antes de começar a planear mais a sério.

À Chegada ao Aeroporto

Ao chegar terá que passar pelo controle de passaportes, onde receberá o seu carimbo sem necessidade de um visto (pelo menos para os cidadãos europeus e brasileiros, entre outros). Os terminais estão ao nível do que se vê por esse mundo fora, com máquinas de multibanco (ATM / Caixa Automático) e quiosques de câmbio e muitas lojas com um perfume muito exótico que representam o primeiro contacto com o maravilhoso universo marroquino.

Ligações do Aeroporto para o Centro nas Principais Cidades Marroquinas

 

Felizmente em Marrocos os transportes públicos desde os aeroportos até ao centro das cidades estão geralmente bem organizados e são económicos.

Fez

O autocarro do aeroporto para o centro tem o número 16 e parte de hora a hora, com a última saída por volta das 19 horas. O bilhete custa 4 Dirham (0,35 Euros) e o percurso leva entre 30 a 40 minutos tendo como paragem final a estação de comboios. Se procura fazer apenas o percurso inverso, note que a paragem não se encontra marcada, mas o autocarro recolhe os passageiros do lado esquerdo da estação, procure outras pessoas com malas aguardando nessa área. Se precisar de apanhar um táxi, conte com 150 Dirham (13,40 Euros).

Marrakesh

Em Marrakesh o aeroporto localiza-se a cerca de 5 km da cidade e existem autocarros, com o número 19, operados pela empresa espanhola Alsa, a partir de meia em meia hora, entre as 6:15 e as 21:30. São bons veículos, modernos, com ar condicionado, mas tudo isso paga-se: o bilhete custa 30 Dirham (2,80 Euros) ou, no caso de ida e volta, 50 Dirham (4,50 Euros) mas atenção que o uso do bilhete de regresso tem de ser feito até duas semanas após a compra. As paragens desta rota são um pouco loucas… a única oficial parece ser a da praça Place Jemaa el Fna. O percurso desde a cidade antiga até ao aeroporto (ou vice-versa) demora cerca de 30 minutos.  Apanhar um táxi não é fácil e ou vai acabar por pagar um valor bem acima do justo, ou terá que discutir muito… qualquer coisa mais do que 60 Dirham (5,50 Euros) é roubo. Se precisar mesmo de um táxi será melhor sair da área do aeroporto e procure um táxi com contador, um serviço que não lhe deverá custar mais do que 20 Dirham (1,80 Euros).

Rabat

Existem autocarros que partem uma hora após a chegada de cada voo, ultrapassando a distância que separa o aeroporto do centro da cidade em cerca de 40 minutos, tendo como paragem final a estação ferroviária. O bilhete custa 20 Dirham (1,80 Euros). Da cidade para o aeroporto os autocarros partem duas horas antes dos voos mas de qualquer modo os horários estão colocados nas respectivas paragens.

Casablanca

O aeroporto internacional Mohammed V é o mais utilizado do país. Aqui a melhor solução é o comboio, que tem uma estação no interior do aeroporto, no nível térreo. Existem partidas de hora a hora, dentro do período 4:00 – 23:45 a partir do aeroporto e 3:00 – 22:00 desde o centro. Um bilhete em segunda classe custa 43 Dirham (3,90 Euros) e a viagem, que inclui quatro estações intermédias, leva cerca de 45 minutos. Ao sair na estação final, “Casa”, sugiro que ignore os taxistas que certamente o rodearão… como quase sempre sucede, ficará melhor servido se se afastar um pouco e encontrar um táxi por sua própria iniciativa. Existem também autocarros para o centro.

Anúncios

Deixe um comentário sff

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s