O que visitar em Ouarzazate, sul de Marrocos

Ouarzazate é uma cidade no sul de Marrocos, nas portas do deserto. Fica só a 200km a sul de Marraquexe, mas, do outro lado da Cordilheira do Atlas.

Seja bem vindo a Ouarzazate
Seja bem vindo a Ouarzazate

Ouarzazate é para muitos, uma local de passagem para entrar na região do deserto de Marrocos.

O seu centro histórico e os vários oásis nas proximidades fazem com que Ouarzazate seja um bom destino para passar alguns dias em que você pode entrar em contacto com a natureza e com a vida calma do dia-a-dia da cidade.

Vista do centro de Ouarzazate desde o outro lado do rio
Vista do centro de Ouarzazate desde o outro lado do rio

Muita gente passa para o Deserto do Saara sem dar muita atenção à cidade de Ouarzazate.

Porquê?

Porque leram algures que a cidade não tem importância e não é bonita.

A minha pergunta é:

Mas já olharam à vossa volta? Já olharam bem o que esta cidade tem para oferecer?

Centro histórico de Ouarzazate e vista para o Bairro de Taourirt
Centro histórico de Ouarzazate e vista para o Bairro de Taourirt

Pois, a resposta é não, simplesmente leram no livro – guia, e nem se deram ao trabalho de avaliarem por si mesmo.

Pôr-do-Sol em Ouarzazate na Grande Mesquita do centro da cidade
Pôr-do-Sol em Ouarzazate na Grande Mesquita do centro da cidade

Então, e o porquê destes textos nos livros de viagem acerca de Ouarzazate?

Porque faz uns anos, os livros foram escritos na sua maioria por pessoas acompanhadas por pessoas do deserto ou de Mhamid ou de Merzouga, e para eles, não lhes interessa que as pessoas fiquem em Ouarzazate, para eles ganharem uma ou duas noites a mais no deserto.

Foi uma questão de falso marketing que assim ficou.

Mas então o que há em Ouarzazate assim de tão bonito?

A cidade em si é super agradável visitar e para viver, super segura. Está tudo rodeado por montanhas, e, é uma das cidades mais limpas do país.

Arredores de Ouarzazate
Arredores de Ouarzazate

Bem, a cidade tem dois bairros históricos, construídos muito antes da chegada dos franceses. O bairro de Taourirt e o bairro de Tassoumaat.

Taourirt é uma pérola no sul de Marrocos, além do bairro popular, tem ainda o incrível palácio do Pacha Glaoui, o famoso Casbá de Taourirt. É neste momento um museu e podemos visitá-lo com um guia para melhor entender a sua história e irmos logo directo aos melhores lugares deste palácio feito em adobe.

Temos o Casbá de Tifoultout, que fica perto dos Estúdios do Cinema. Do terraço do casbá de Tifoultoute temos vistas fantásticas do rio e da cidade de Ouarzazate, rodeado de montanhas com neve da zona norte, e palmeiras da parte deserto da zona sul. Fazendo parte da visita, pode-se beber um chá marroquino, com uma pequena cerimónia de chá por um senhor vestido a rigor.

Foto aérea de Ouarzazate em que podemos ver o Casbá Tifoultoute e os Estúdios de Cinema Atlas
Foto aérea de Ouarzazate em que podemos ver o Casbá Tifoultoute e os Estúdios de Cinema Atlas

Temos o casbá das Cegonhas em Tabounte, local perto do lago, e que se pode chegar muito bem de bicicleta ou moto 4. Sim Ouarzazate oferece fantásticas pistas para amantes de aventura.

Um bom hotel para ficar em Ouarzazate é o http://www.darrita.com/hotel-marrocos/ – este é na verdade o nosso hotel – o Dar Rita. Sejam bem-vindos.

Conduzir uma moto 4 junto ao lago e seguir o rio até ao Oásis Fint, é sem dúvida inesquecível. Mesmo para quem nunca experimentou, aconselho a ter a sua “primeira vez” aqui em Ouarzazate. Várias agências de aluguer de moto 4 na cidade ajudam com esta aventura.

O souk (mercado) de Domingo de Ouarzazate é sem dúvida um dos mais autênticos  e movimentados da região. Vendendo de tudo um pouco, muita gente vem a este souk para as suas compras semanais. Junte pessoas, barulho e poeira, e, poderá então descrever este lugar fantástico para entender melhor o dia-a-dia dos marroquinos.

Dentro do autêntico mercado de Domingo de Ouarzazate
Dentro do autêntico mercado de Domingo de Ouarzazate

O centro da cidade, construído pelos franceses por volta da década de 1920, é toda de cor salmão, rosa. A cidade é limpa e bem estruturada. Na praça principal há sempre muitas actividades e muita gente vem aqui passear na altura do pôr-do-Sol.

Vista de Ouarzazate e do rio
Vista de Ouarzazate e do rio

Junto à praça de Ouarzazate, há um mercado coberto, do qual podemos passear e ver como os marroquinos interagem uns com os outros. Há de tudo um pouco aqui. Os preços nas pequenas bancas de artesanato são geralmente exagerados.

Vista do centro da Cidade de Ouarzazate
Vista do centro da Cidade nova de Ouarzazate

Se quer comprar alguma coisa, atravesse a rua para perto do Supermercado Dimitri, e procure a loja Rabab do Sr. Brahim. Aqui tem tudo o que sempre quis comprar, com preço fixo, não negociável. Mas, são sem dúvida o melhores preços que alguma vez irá encontrar em Marrocos. Não é exagero, faça uma visita e virá por si mesmo.

Pode ainda visitar o Museu do Cinema, em frente do Casbá de Taourirt. Lugar bem interessante que na verdade foi usado como cenário para muitos filmes conhecidos.

Vista da cidade de Ouarzazate e das Montanhas do Atlas com neve
Vista da cidade de Ouarzazate e das Montanhas do Atlas com neve

Um dos lugares mais bonitos de Ouarzazate é sem dúvida o fabuloso Oásis Fint. Para mim, este é o mais belo oásis do sul de Marrocos. Há um rio, duas aldeias típicas e um grande palmeiral – tudo rodeado por montanhas rochosas. O pôr-do-Sol aqui é maravilhoso.

Oásis de Fint em Ouarzazate
Oásis de Fint em Ouarzazate

Um bom hotel para ficar em Fint é o http://terrassedesdelices.com/

Ouarzazate, tem algo também muito interessante, que são os estúdios do cinema. Vir a Ouarzazate e não visitar os estúdios, é recusar aceitar a beleza da região, e que poderá visitar os cenários de vários filmes de Hollywood, França e Alemanha. Toda a gente gosta de cinema, e, normalmente todos os filmes que têm cenas de deserto foram filmados aqui.

Assim, os estúdios de cinema de Ouarzazate já contam com uma enorme lista de filmes de Hollywood e de outros estúdios internacionais que filmaram em Ouarzazate.

Dentro dos estúdios de cinema de Ouarzazate
Dentro dos estúdios de cinema de Ouarzazate

Vários filmes históricos foram filmados aqui, incluindo The Living Daylights, Asterix & Obelix: Mission Cleopatra, Lawrence of Arabia, Prince of Persia: The Sands of Time, The Man Who Would Be King, Kingdom of Heaven e Babel. Também foi o local de um episódio da série de televisão The Amazing Race 10 e outro do Game of Thrones: Temporada 3.

Veja uma lista completa com todos os filmes filmados em Ouarzazate aqui: http://www.darrita.com/hotel-marrocos/cinema-ouarzazate-marrocos/

O Ksar de Aït Benhaddou fica nas proximidades de Ouarzazate e está na lista UNESCO património Mundial da Humanidade. Muitas excursões pelo vale do rio Draa e no Deserto do Saara começam a partir desta cidade também.

O lindo Ksar de Ait Benhaddou, UNESCO Património Mundial em Marrocos
O lindo Ksar de Ait Benhaddou, UNESCO Património Mundial em Marrocos

Skoura, também a alguns kms de distância da cidade, é um oásis fértil coberto de palmeiras. O Kasbah Amerhidil faz parte do palmeiral de Skoura.

Casbah Ameril no Oásis de Skoura, Ouarzazate Marrocos
Casbah Ameril no Oásis de Skoura, Ouarzazate Marrocos

E muito mais, há ainda quedas de água, vales, palmeirais tudo em Ouarzazate cidade e seus arredores.

É muito fácil voar até Ouarzazate, de Lisboa voa-se via Casablanca e o bilhete custa por volta dos 200 Euros ida e volta. Lisboa – Casablanca demora 1:45 minutos de voo, e de Casablanca até Ouarzazate demora pouco mais do que 30 minutos de voo.

Aeroporto de Ouarzazate e ao fundo a Montanha Mgoun, a 2ª maior montanha do Norte de África
Aeroporto de Ouarzazate e ao fundo a Montanha Mgoun, a 2ª maior montanha do Norte de África

Se quiser fazer esta viagem, contate-nos, que podemos organizar a sua viagem ao deserto a partir de Ouarzazate.

Anúncios

2 pensamentos sobre “O que visitar em Ouarzazate, sul de Marrocos

Deixe um comentário sff

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s