Árabe de Marrocos Lição 9: Frases Compostas

CURSO DE ÁRABE

Iniciação à língua árabe: Frases Compostas

Lição 9

ATENÇÃO: Se gostou desta página e quer seguir em frente e aprender as outras lições, veja todas as páginas aqui: O que falar em Marrocos

LIÇÃO 9 – FRASES COMPOSTAS

GHDA KHASNI NMSHI LKAWA BASH NTLAQA MA3 MOUL DAR BASH NKUBU KONTRA DIAL DAR O NA3TEYH LFLUS DIAL ARBA3 CHHUR.

Amanhã tenho que ir ao café para me encontrar com o dono da casa para escrever o contrato da casa e lhe dar o dinheiro de 4 meses.

KEIN BISAF DLHWAYJE LI KHASNI NDIR GHDA

Há muita coisa que tenho que fazer amanhã

GHDA KHASNI NMSHI LKAWA BASH NTLAQA MA3 MOUL DAR BASH NKUBU KONTRA DIAL DAR O NA3TEYH LFLUS DIAL ARBA3 CHHUR.

Amanhã tenho que ir ao café para me encontrar com o dono da casa para escrever o contrato da casa e lhe dar o dinheiro de 4 meses.

O KEIN WAHID LWALD LIRAYJI MIN TAMTETTOUCHT WA WAHID AKHOUR RAYJI MIN AGADIR BASH IKHDAM FIDAR 3AND UKHTI.

E há um rapaz que vem de Tamtettoucht e outro rapaz que vem de Agadir para trabalhar na casa da minha irmã.

ANA WA NTI GHARJNA LSOUQ WA HWANTE BASH NCHRIU LIKHASNA LDAR WA OKHSART BISAF DLFLUSS.

Eu e tu (feminino) fomos ao mercado e às lojas para comprar o que precisamos para a casa e gastámos muito dinheiro.

  • HANUT – loja
  • HWANTE – lojas

FOUQACH GHADI TMCHI 3AND MOUL DAR GHDA?

A que horas vais ter com o dono da casa amanhã?

GHADI NMCHI M3A L3ACHARA WA NJI M3A WAHIDA

Vou às 10 e venho à 1.

BGHIT NMISHI TWALIT UMAQDARTCH FIALBIRD

Quero ir à casa-de-banho mas não posso porque tenho frio

KEIN LBIRD FJBEL

Está frio na montanha

FIALBIRD

Tenho frio

ACH FIKLBIRD HNA?

Tens frio aqui?

LBARH JANILBIRD

Ontem tive frio

LBARH JATNISKHUBIA

Ontem tive calor

5 comentários a “Árabe de Marrocos Lição 9: Frases Compostas”

  1. Olá, adorei o seu blog. Tenho aprendido bastante com ele. Tive em tempos um bisavô que não conheci (infelizmente) que era de Tétouan. Enfim, foi uma curiosidade. Gostaria imenso que me dissesse como se diz a um homem: Tenho saudades tuas. Obrigada e cumprimentos do Algarve

  2. Olá li o seu Blog, antes de tudo deixe lhe dizer, que gostei imenso, tem bastantes informações úteis, sou aluna da escola hotelaria e turismo do Algarve, situado em Faro. Sou do 1ano turma E nº022/08, na disciplina de restaurante/bar a minha turma teve que escolher um pais para representar no mes de Maio a toda a escola e o pais escolhido fora Marrocos, e como já deve calcular teremos de falar do pais, desde a gastronomia, economia, saúde, educação, e principalmente sobre o turismo no pais, visto que o senhor se encontra a residir em Marrocos, gostaria de saber se poderia enviar me algumas informações a fim de ajudar nos no projecto.

Deixe um comentário sff

