Novo Passaporte Português

Bem, resolvi fazer uma entrada só para este tema pois acabei de voltar do Governo cívil aqui de Évora com o passaporte novo. Devo dizer que estou totalmente satisfeito com Portugal, como o facto de ser português e de ter um passaporte assim. Epá, como artista que sou, devo dizer que a escolha de desenhos do Júlio Pomar foi mesmo um toque de mestria para dar um ar moderno ao dito documento, a escolha de imagens de Camões e de Fernando Pessoa, bem…foi só para ficar ainda melhor.

Novo Passaporte Português

Pois é, parece que agora com a polémica toda de terem elegido o melhor português, seria de esperar ver a cara do Salazar no passaporte?! hehe, está aqui a resposta à grande polémica. Não, o melhor português não foi o Salazar. Abram o novo passaporte e verão 3 grandes nomes mais representativos de Portugal, em várias épocas históricas: Camões, Pessoa e Pomar. Vejo um esforço do Estado Português em realmente melhorar as nossos documentos pessoais. Estamos todos ainda à espera do BI…

“O novo passaporte electrónico cumpre com padrões de modernidade, técnica e artística, e dá início, em Portugal, a uma nova geração de documentos electrónicos de identificação, respeitando os mais elevados padrões de segurança, quer ao nível das matérias primas, papel e tintas, quer também no que diz respeito ao tratamento gráfico de segurança do documento.” Novo Passaporte Português

Este passaporte parece que é uma cena assim toda XPTO com micro-chip incorporado. É chamado um documento biométrico pois dentro desse mesmo chip terá todos os nossos dados identificativos. Parece que desta vez não escapamos a nada… :).

“O novo modelo de passaporte, concebido pelo designer Henrique Cayatte, apresenta nas suas diversas componentes, um conjunto de elementos temáticos relacionados com os grandes poetas portugueses, Luíz Vaz de Camões e Fernando Pessoa, interpretados pelo traço inconfundível do pintor Júlio Pomar.” Novo Passaporte Português

//upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3e/Passaporteportugu%C3%AAs2006.jpg/150px-Passaporteportugu%C3%AAs2006.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.Bem, este passaporte já tem um ar mais sério de país grande, com realtiva importância. Já enche a mão quando se pega e tudo… :D, comparando os 2 últimos que eram assim mais fraquitos, este sim senhora que tem um ar porreiro. Quero, com o tempo avaliar a sua consistência e durabilidade… hehe, pois os último, o que saiu no 1º semetre de 2006 tambémjá era mais bonito que o anterior, mas, no meu caso, ficou e apresenta-se um pouco destruído…muito bolso, muitos carimbos…

Aqui ao lado está o último passaporte. Também mais bonito que o anterior…mas essas belas letras em dourado desapareceram na sua segunda viagem… não resistiu a África…e logo na 1ª vez. Este passaporte era um pouco mais maneirinho do que o anterior, mais perfeitinho, bonitinho…e super bom para encher. 😛

Comparação dos 3 passaportes

Passaportes portugueses, Passaporte Portugal

Parece que ainda não é preciso mudar de passaporte. Quem tem o antigo pode usá-lo até caducar. Fiquei sem perceber se para entrar nos EUA é preciso ter o novo…com o CHIP.

Estou já ansioso por começar a encher este querido documento…começar a estampar carimbos bem na cara do Pessoa e de Camões ( desculpem lá mas não é nada pessoal hey?! OK Camões?? ) . Os primeiros carimbos vão ser já em Abril: 2 de Marrocos ( entrada e saída ), 2 EUA ( 2 entradas ) e Canadá ( ainda não sei se carimbam para sair ou se só na entrada, vou descobrir ), e por último mais 2 de Marrocos ( entrada e saída ). Que belo mês de Abril que vou ter, e muito bem merecido devo dizer.

Este “post” todo parece que sou um dos primeiros em Portugal a ter o novo passaporte. hehe, mas não sou pois já este passaporte já está em vigor desde 28 Agosto de 2006…1 ano quase…e aqui estou eu a fazer um “show” disto tudo…bem…só quero repartir… 😉

Carimbo de Marrocos

Visto ser este BLOG um lugar para falar de Marrocos, perguntam vocês como se parece um carimbo marroquino?

Carimbo Marrocos, Passaporte com carimbos marroquinos

E mais uma agora de mais perto,

Carimbo Marrocos, Passaporte com carimbos marroquinos

Para quem tiver curiosidade de ver o meu primeiro passaporte, clique em baixo:

http://joaoleitao.wordpress.com/passport-1-starting-26-april-2000/ 

Novo passaporte

Continuando com o novo passaporte, pelo qual parece que estou abcecado… :|, gosto imenso da foto em picotado que só se nota contra luz, gosto dos efeites da coroa da República e de mais uma série de merdinhas muito bonitinhas…hehe quero ver até quando isto vai ficar em bom estado no meu bolso, no tira põe, no tira põe, no tira põe…este último que tive, está um pouco desfigurado…com a película de protecção da fotografia e letras todo arrancado…só visto…

A primeira página do passaporte inclui:

  • Fotografia da cara
  • Tipo
  • Código de pais (PRT)
  • Passporte n.°
  • Nome (apelido(s), nome próprio(s))
  • Nacionalidade (Portuguesa)
  • Altura (medidores)
  • Data de nascimento(DD.MM.AAAA)
  • Número de identificação pessoal (dos indivíduos Bilhete de Identidade)
  • Sexo
  • Local de nascimento (cidade, país)
  • Data de emissão(DD.MM.AAAA)
  • Autoridade
  • Valido até (DD.MM.AAAA)
  • Assinatura do titular

Alguns links úteis

Passaporte Electrónico Português

Vídeo com o Pintor Júlio Pomar

Vídeo com o Sr Secretário de Estado José Magalhães

Passaporte Português na WIKIPEDIA

Ministério da Administração Interna

Portal do Cidadão

Anúncios

13 pensamentos sobre “Novo Passaporte Português

  1. Concordo plenamente que o novo passaporte está muito bem; acabei de obter o meu na loja do cidadão das Laranjeiras, mas… há sempre um mas, é de lamentar a falta de qualidade das fotos, após várias tentativas para obter 1 foto de frente com as oerlhas â mostra, o mesmo foi impossível por muito que esticasse o cabelo para trás (nem toda a gente tem orelhas de abano…) enfim mais pareço 1 terrorista que 1 pacífica turista e não é um preciosismo meu, toda a gente fica espantada quando se vê na famigerada foto de «alta» qualidade que nos tiram de acordo com as regras… verdadeiramente lamentável e a destoar do nível do passaporte.

  2. para ir para marrocos é sim preciso de passaporte, o bi so serve para a uniao europeia…. o resto passaporte! beijos e comprimentos… dia 31 deste mes vou fazer a costa atlantica de marrocos a procura de ondas…

  3. Ola! Parabéns pelo blog, vou inspeccioná-lo ao máximo pois pretendo dar um salto a Marrocos nas próximas semanas. Mas gostaria de lhe perguntar se é necessário passaporte para entrar em Marrocos ou se o BI é aceite visto estarmos tão perto?

Deixe um comentário sff

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s