Merzouga, Marrocos

Merzouga, Aldeia Berbére no Deserto do Saara Marrocos

Merzouga é uma aldeia no sul de Marrocos. Esta aldeia mistura-se ela própria com as dunas que a rodeia: dunas de Erg Chebbi. Aqui, os seus habitantes Amazigh ( berbéres ) mantêm com muito orgulho as suas tradições que foram-se deixando mais intactas pela distância de outro centro mais influenciados pela presença árabe.

Aldeia de Merzouga,zona nova e porta ao fundo

Na foto em cima pode ver a zona nova, hehe,não se assuste com este letreiro enorme da Maroc Telecom, não Merzouga não é grande, mas realmente esse letreiro pertence a uma pequena loja com uns 6metros de comprimento que vende cartões telefónicos e alguns telemoveis. Os marroquinos são é muito exagerados e esse grande letreiro representa um tamanho que a loja nunca terá. 🙂 Mais ao fundo da estrada passando o rio vê uma porta de entrada para a zona velha e as dunas no horizonte.

Toda a aldeia é construída com adobe que consiste numa construção misturando palha, terra barrenta, areia e nalguns casos já cimento e tijolo de barro.

A aldeia de Merzouga divide-se em 3 partes: zona nova, zona velha, centro e dunas. As zonas velha, centro e dunas ficam paalá do rio ( Oued ) e a zona nova fica perto do posto médico e dos correios. O mercado e a praça de taxis situam-se para lá do rio depois da porta na zona velha da aldeia.

Como chegar a Merzouga

Merzouga é de muito fácil acesso. Já tem estrada de alcatrão desde Rissani e por isso é facílimo de lá chegar. Ainda há aquela mística de ser preciso ir pela estrada antiga de pista pelo meio do deserto…é ainda possível…mas é muito mais fácil e aconselhável por aqui.

Mapa Merzouga Marrocos Dunas de Erg Chebbi

Distâncias de Merzouga a outros locais:

Khamlia 6km
Taouz 24km
Rissani 34km,
Erfoud 55km
Errachidia 135km
Ouarzazate 460km
Fes 505km
Marrakech 670km
Casablanca 755km
Tanger 785km
Rabat 846km
Sevilha 985km
Faro 1186km
Évora 1285km
Lisboa 1395km
Porto 1698km

Pistas à volta das dunas de Erg Chebbi

Erg Chebbi são uma porção de dunas no sudeste Marroquino na fronteira com a Grande Hamada do Guir Argelino. Toda a parte lateral Sul destas dunas estão rodeadas por montanhas que separam Marrocos e Argélia, uma fronteira +- natural já que as fronteiras entre estes 2 países não estão dilimitadas, tendo dum lado e outro militares com jipes e postos de controlo militar.

Montanhas da Argélia do lado marroquino

Toda esta região foi em tempos só uma. É normal encontrarmos pessoas que moram em Merzouga qua nasceram do lado Argelino e que já não vêem a familia há muitos anos. Esta região é o puro deserto do Saara sendo ideal par experinciar um ambiente muito distinto ao que estamos habituados, mesmo viajando em Marrocos.

Montanhas da Argélia do lado marroquino

Percursos 4×4 à volta / perto de Merzouga

4x4 Merzouga Marrocos 4x4 Maroc

Noir Hamada

Mais em breve…

Pistas da Argélia

Mais em breve…

Volta das Dunas

Mais em breve..

Mais sobre Merzouga

Merzouga vive do turismo, hotelaria, banhos de areia, artesanato. Para mim, Merzouga é interessante mas, tudo aquilo que procuro nesta zona encontro fora desta aldeia, mais ao redor das dunas, mais para dentro da “ras el-erg” na cabeça das dunas. Mas, fica na mesma como um ponto de abastecimento.

oasis merzouga palmeiras marrocos

Mais em breve..

O que ver / fazer em Merzouga?

Merzouga tem um fascinante mercado nocturno. Muito Saariano que até faz esquecer que estamos realmente em Marrocos e podiamos estar no Niger…

Então outras coisas para ver são o Oásis e plantações de menta, o lago em frente ao Ksar Sania, que normalmente tem flamingos e algumas lojas de artesanato local com peças muito interessantes.

Lago de Merzouga,Lac a Merzouga Maroc

( foto de Xana Coelho )

Há a hipotese de alugar moto 4, fazer alguns percursos pelas dunas, viagens de camelo etc…

Mais em breve..

Tapeçaria do Deserto e da região sul de Marrocos

Merzouga tem uma série de escolhas para compra de artigos do deserto, feitos na região. Uma das melhores escolhas são os tapetes. Se procura tapetes únicos é aqui. Tem que regatear bem o preço, não desista.

tapetes deserto do saara marrocos comprar tapetes em marrocos

( foto de Xana Coelho )

Mais em breve..

Onde dormir em Merzouga

Veja um outro post que já fiz sobre isto ( irá ter mais informação em breve ):

Hotel em Merzouga, Alojamento nas Dunas de Erg Chebbi, Deserto do Saara Sul de Marrocos

• Sábado, Março 24th, 2007

Mais em breve que isto vais aos poucos…

Advertisements

16 comentários a “Merzouga, Marrocos”

  1. Para quem for conhecer Merzouga, uma dica para se comprar alimentos é a Botika de Barlô, que fica próxima do Alberge Dar Tafouyte, é só procura Barlô ou Moha Fayou que sera muito bem atendido e recebido.Boa sorte por la e lembrem-se, aquilo é tudo de melhor no mundo.

  2. Olá!
    Vou estar em Marrocos a partir de 4 de Julho 2010 e é obrigatório passar por Merzouga 😉
    Gostava de saber se é fácil chegar lá de transportes públicos?

    Obrigado.

  3. Estou com vontade de ir para Merzouga em outubro de 2010, gostaria de saber se voce indica uma agencia de viagem, se é perigoso ir sozinha para este lugar, quanto preciso ter em dinheiro. Desculpe-me se estou abusando, é que nunca viajei para fora do país e fico um pouco ansiosa.Agradeço . Vania

  4. Estou a organizar uma viagem para o fim de ano em Merzouga. Custa 1100 euros com tudo incluido. Quem quizer é só escrever-me. A ideia não é ir com agências de viagens mas sim ajudar o povo berbere que tanto precisa. é quase um fim de ano com carácter humanitário.
    O preço inclui Voo Lisboa/Casablanca/Ouarzazate, 4×4 com guia, gasolina, etc., todas as refeições, todos os albergues, a festa de fim de ano nas dunas. Partida a 28 de Dezembro, regresso a 4 de Janeiro.
    Quem gosta deste país e deste povo maravilhoso aproveite porque vai ser excepcional.
    Beijos e abraços para quem ler isto e para quem não ler… temos pena!

    1. Ola!!!
      Por aqui, pesquisando coisas sobre Marrocos – de onde cheguei há dias -, encontrei a “Paula” e esta informação.
      Vim igualmente fascinada com Merzouga, quero, e vou voltar…
      Como é isto de se organizar por lá um fim de ano? Tb fui numa viagem “diferente” mas fascina-me a ideia de um fim de ano naquelas paragens…
      Estive num Albergue bastante simpatico e fiz amizades…Fico à espera de dicas suas
      Um abraço
      Rosario

  5. Oi João. Primeiro quero te garadecer por tantas boas dicas!!!! Seu blog é simplesmente o que há de melhor na internet sobre o Marrocos! Bom, é o seguinte:sou brasileira e como estarei em londres mês que vem, quero aproveitar para passar uma semana no Marrocos. Vou voar para Marrakesh e quero conhecer as dunas de Erg Chebbi com certeza! Como terei apenas 7 dias para fazer esta viagem, e como vi que Marrakesh fica bem longe de Merzouga (670km), como que você acha que seria a melhor maneira de fazer esse trajeto? A princípio, viajarei sozinha, portanto creio que seja mais complicado alugar carro, essas coisas… pode me ajudar? aguardo as suas tão preciosas dicas!

    Ah! Sem querer abusar… não é perigoso viajar sozinha por lá não, é?

Deixe um comentário sff

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s