Marrocos – Primeira vez

Marrocos – Primeira vez

Primavera 2000

Ferry-Boat e Comboio para Marrakech

Lá estava eu no autocarro das 6:15 da manha de Lisboa para Algeciras, bem no sul de Espanha de onde iria apanhar o Ferry-boat para Marrocos…

A imagem que vi ao chegar ao porto de Algeciras, das montanhas africanas do outro lado do estreito de Gibraltar já estava registada na minha mente, memórias de infância de muitas viagens que tinha feito a Ceuta com os meus pais quando era mais novo.

Vista das montanhas no norte de marrocos a alguns kms do porto de algeciras

Naquele momento percebi que toda uma vida de viagens iria começar, e que aquelas montanhas eram e foram a minha fonte de curiosidade e de inspiração para o facto de estar ali, sosinho, e para outras viagens que arrepiadamente senti que iria fazer no futuro. Em maior parte das coisas que fiz, fi-las antes de as ter concretizado.

Naquele momento de mil segundos tive uma contemplação “mortem obire” em pleno bater de coração…1000 imagens a correrem na minha mente como se toda a vida estivesse a dár-se a mim mesmo.

A minha antecipação é assumbrosamente real… lá estava Marrocos. À espera.

Encarei essas montanhas como estágios de dificuldades que me deram o calo para ir sempre onde quis: 1-chegar lá, olhar, sentir; 2-ultrapassar e chegar ao outro lado.

Cheguei já de noite a Marrocos e apanhei um táxi até a estação dos comboios. Até agora todo este mundo mágico do desconhecido era um pouco ultrapassado pelo medo e desconfiança. Muitas vezes me questionei do que realmente estava ali a fazer e se iria sobreviver naquela loucura de situação.

Tudo em Marrocos era diferente do que alguma vez tinha visto e aquele comboio da noite Tanger para Marraquexe é sem duvida uma experiência única e deveras assustadora. Mais tarde toda aquela confusão de pessoas, de vendedores de amendoins e berberes aos gritos começou a pouco e pouco a tornar-se natural e à qual eu me rendi e relaxei após uma das senhoras ao meu lado me ter me oferecido amendoins.

Só passadas umas horas me apercebi que aquele comboio estava a ser usado por dezenas de mulheres contrabandistas que, afinal não eram tão gordas como eu pensava, mas, tinham coisas dentro dos vestidos fazendo com que parecessem ter 200 quilos. Cada mulher ocupava 1 banco para 3.

Uma senhora resolve sentar-se ao meu lado, esborrachando-me contra a janela. Foi bom para dormir um pouco, quente e confortável.

Quando acordei resolvi mudar de lugar e através de um convite sentei-me ao lado de umas turistas que mesmo ainda passadas 2 horas de viagem estavam aterrorizadas com todo o ambiente do comboio. Tinha agora companhia “ocidental”. Os ratitos com medo estavam agora todos dentro da mesma gaiola.

O meu bilhete era até Fés que mais tarde alterei. Foi logo aqui a minha primeira discussão estilo marroquino. Uma situação em que comecei a ver que o sangue português é bom para discutir com eles. Hehe, parece que as inúmeras batalhas no Norte de África pelos vistos nos deu olhos bem abertos e sangue quente para uma discussão e defendermos o que queremos. Neste caso, eu simplesmente queria alterar o meu bilhete, e o supervisor não. Lá consegui, e devo dizer que não sei bem como, pois na altura não falava mesmo nada mais que o básico de francês, e, naturalmente nem uma palavra de árabe.

Consegui o que queria. Paguei o extra pela diferença do preço do bilhete e lá ia eu. Segui até Marraquexe com as minhas novas amigas australianas onde chegámos pela manhã.

Marrakech primeiros contactos

Mais em breve…

Carro alugado 1ª vez, volta ao Vale das Rosas e Ouarzazate

Mais em breve…

Carro alugado 2ª vez, volta Vale das Rosas, Gorges du Todra, dunas de Erg Chebbi, Merzouga, Source Bleu de Meski, Midelt Marrakech: Grande volta do Atlas Marrakech a Marrakech.

Mais em breve…

Fes

Mais em breve…

Gastos da Viagem

Marrocos Primavera 2000
partida de lisboa 29 de abril 2000
regresso lisboa 12 de maio 2000

Lisboa -> Algeciras 6:00-18:30 bus 22€
Algeciras -> Tanger COMANAV 23.30€x2
Tanger -> Fes ONCF train nuit 112.00dh + suplemento marrakesh 68.00dh
carro (fiat uno) 2 dias 250.00/dia/3 (500.00dh)167.00dh
carro (fiat uno) 3 dias 250.00/dia/3 (750.00dh) 250.00dh
Gasolina 1er ocasion (940.00dh/3) 314.00dh
Gasolina 2eme ocasion (2150.00dh/3)670.00dh
Marrakesh -> fes ONCF 168.00dh
Fes -> tanger morora ONCF 72.00dh
Algeciras -> madrid -> lisboa oriente CAF (16.000SP) 80€. duração 17:25
Hotel em mMarraquexe terrasse 6 nuits 120.00dh, chambre 2 nuits 80dh
Auberge em Erg Chebbi dunas de Merzouga total 320.00dh
Gastos diversos, jantares e compras 200€
Total 754.6€

Trajecto da viagem por dias:

sábado 29
lisboa -> algeciras
algeciras -> tanger
tanger -> marraquexe

domingo 30
marraquexe

segunda 1
marraquexe -> ait ben-haddou (almoço)
ait ben-haddou -> ouarzazate
ouarzazate -> et kellat mgouna (jantar)

terça 2
et kellat mgouna -> boumalne dadés (compras)
boumalne dadés -> tinerhir (almoço)
tinerhir -> gorges du todra
gorges du todra -> ouarzazate
ouarzazate -> marraquexe (jantar)

quarta 3
marraquexe

quinta 4
marraquexe

sexta 5
marraquexe

sábado 6
marraquexe

domingo 7
marraquexe -> et kellat
mgouna -> erfoud -> erg chebbi
saara auberge

segunda 8
erg chebbi -> kasbah rissani -> merzouga (almoço)
merzouga -> saara hamada du guir (deserto de cobalto vulcânico)
erg chebbi dunas saara auberge

terça 9
erg chebbi -> le source bleue de meski (banho em piscina de água natural)
le source bleue de meski -> er rachidia -> valle du ziz (gorges du ziz) -> rich (gasolina)
rich -> midelt -> boumia -> nasbah tadla -> beni mellal -> el kella des sraghna (jantar) -> marraquexe

quarta 10
marraquexe -> fes

quinta 11
fes -> tanger -> algeciras -> lisboa

Problemas

comboio da noite tanger -> marraquexe
carro alugado que não era muito bom FIAT UNO
o carro alugado ficou todo partido
não encontramos hotel em fes às 3 da manha. as únicas coisas diponíveis eram hoteis de prostitutas na cidade nova que teríamos de pagar à hora.

Links úteis

Em breve…

8 comentários a “Marrocos – Primeira vez”

  1. oi joão,
    Estou indo dia 24 de dezembro para marrakesh , e gostaria de saber o que é possível fazer do dia 24 até 29 (casablanca aonde vou embarcar ) , sabendo que ficarei dia 25 em marrakesh , e quero sair dia 26 para um tour no deserto, e ir em direção a fez dia 28.
    O que vc sugere , estamos com 2 filhos adolescentes e receio ir de carro dirigindo , sabemos que as estradas estão boas , mas ficamos com medo de nos perdermos…
    quero só dormir em um hotel com tenda , e andar de camelo no deserto…
    aguardo sua sugestão….
    um abraço
    andrea

Deixe um comentário sff

