Chá em Marrocos

Em Marrocos bebe-se muito chá. Muito mesmo. Se por acaso você é do tipo que não gosta de chás, prepare-se para levar uma dose grande.

Há 3 tipos principais de chá em Marrocos: O chá verde com menta, o chá de menta, o chá verde.

O chá só com menta é muito usual no Norte de Marrocos, o chá verde com menta é geral por todo o país e o chá verde simples é usado muito no Sul.

Parece que o chá verde foi introduzido em Marrocos no século XVIII quando um carregamento inglês de chá vindo da Ásia teve que ser deixado nos portos marroquinos. Mal sabiam os ingleses que estariam a influenciar de maneira brutal a cultura deste país africano.

O chá em Marrocos normalmente é carregado com açucar, muito e em quantidades exageradas. Se não gosta ou não pode consumir açucar, diga antes de lhe servirem o chá. A recusa do mesmo pode parecer um pouco desadequado à situação. É normal haverem pessoas com diabetes em Marrocos e por issonão é novidade se disser que não pode beber chá com açucar. Mas, mais vale avisar logo.

Existem ainda outras variedades de chás e ervas que pode comprar nos mercados e souks pelas cidades. Existem pelos mercados “ervanárias naturais” com uma séria de produtos desconhecidos e alguns até arrepiantes como lagartos embalsamados e gafanhotos secos para curar gripes e coisas do genero.

cha em marrocos souk mercado de rissani suld e marrocos

Receita Chá Verde marroquino

Vou agora dar uma receita segredo para fazer o bom chá marroquino. Pois, toda a gente já sabe que é só juntar chá verde com água a ferver, açucar e menta fresca… pois é… hehe, daí o segredo vir agora. aliás, 2 segredos.

Como vê a prepararem o chá quando foi a Marrocos, naquele hotel maravilhoso, bem, não é assim que eles, os marroquinos o preparam para eles. Falta uma coisa muito importante, que, normalmente lhes escapa pois há a pressa de o servir rápido.

Limpeza das folhas do chá

Sim. Está a achar estranho não é. E se por acaso você que está a ler isto por acaso já foi a Marrocos e se calhar por algumas vezes deverá estar a dizer: ” Bem este gajo está a inventar coisas, pois já fui a Marrocos muitas vezes e não sabia…”. Já me disseram isto depois de sugerir esta passo importante. Disseram que isso não existia pois conheciam bem o país. Não é ofensa sugerir coisas que não se sabe. Parece que as pessoas quando já conhecem uma coisa ficam meio ao ataque quando alguém que sabe uma cena nova chega. Lembremo-nos que a vida é para aprendermos todos uns com os outros. Por iss, se essa mesma pessoa alguma vez ler isto: Vê e aprende!😛 hehe

O chá verde está sujo. E essa mesma sujidade quando vai a ferver deixa um sabor diferente se essas mesmas folhas estiverem minimamente limpas. O processo aqui é despejar àgua quente na quantidade de chá que queremos fazer ( quando este seco e acabado de sair do pacote ). Mexe-se durante 5 segundos e deita-se a água fora. Repare lá de que cor a água está?! cinzenta não é… pois pense como realmente isso iria alterar o sabor. Repita este passo mais uma vez. Não abuse do tempo que a água fica em contacto com o chá para não começar a cozer a planta.

E pronto está preparado para continuar com o seu cházinho.

como preparar o chá marroquino? chá de menta em Marrocos, como fazer? receita de chá verde com menta e açucar.

Temos então:

1-ferver água;

2-limpar o chá;

3-juntar a agua no bule com o chá;

4-quebrar folhas de menta fresca e por dentro do bule;

5-Açucar ao gosto. Mexer bem.

Porque é que os Marroquinos despejam o chá de tão alto?

Para misturar bem as toneladas de açucar que lá meteram dentro…

Porquê haver normalmente 3 copos para 2 pessoas? Porquê um copo sempre a mais?

Será por estarem sempre à espera de um convidado inesperado? Não. É simplesmente para ser o copo que se utiliza para misturar o açucar. Como o chá está muito quente, esse mesmo copo vai ficar a escaldar… ou seja, quem vai ficar com os dedos e os lábios queimados? Ninguém! Esse copo fica de fora.

Ainda há uma outra maneira de fazer o chá ainda mais saboroso?

Sim há. Se for feito em lenha e não com lume a gás. Se a menta for mesmo acabada de apanhar. Uma boa música e uma boa companhia.

26 comentários a “Chá em Marrocos”

Deixe um comentário sff

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s