Hammam em Marrocos

É engraçado como a maioria dos turistas que conheci têm imensa curiosidade em ir a um hammam, mas têm medo ou receio de algo que ainda não descobri. Este POST tem a função de esclarecer dúvidas e desmistificar este fenómeno e talves fazer com que a sua próxima visita a Marrocos inclua também uma visita a um destes hammams.

OK, então lá vamos:

1-O hammam não é um bicho perigoso
2-O hammam é uma casa de massagens tipo banho turco mas versão marroquina
3-Não mete sexo nem nada do género. É uma casa de estiramento muscular e ósseo que segue uma série de rituais onde você se lava com vapores quentes, duche quente e depois massagem e esfrega com sabão preto.

Hammam em Marrocos

Há duas grandes diferenças de hammams em Marrocos, os caros e os baratos. Hammam em árabe quer dizer “duche” ou “banho”, e em Marrocos serve para a maioria dos marroquinos se lavare consequentemente tratar da sua saúde muscular através dessas massagens. Ou seja, se for a um desses hammams públicos, não espere que seja um sítio místico de purificação da alma…vai ser espezinhado e puxado até os braços lhe saltarem. 🙂 Uma coisa que o vai deixar como novo e os seus ossos agradecem. Hammam, hammam turco, ou banho turco é uma variante do Médio Oriente ao banho de vapores, um pouco aproximado à sauna mas tem a particularidade adicional de um tipo muito característico de massagem e esfoliação corporal.

A alternativa em Marrocos é ir a um Hammam privado, puxando assim também ao estilo Luxo turco de hammam. Aqui sim, é uma casa de relaxação, sintonia e purificação. Mesmo assim não se vai escapar aos puxões e espezinhamento. A técnica é sempre a mesma. 🙂

hammam marrocos hammam maroc chefchaouen

( Hammam da Casa Hassan em Chefchaouen )

O preço também difere muito no atendimento. Um hammam público custa cerca de 5 ou 6 euros, enquanto um hammam privado custa entre 30 a 50 euros. Devo dizer que este dinheiro é sem dúvida bem empregue já que o atendimento é também diferente. Óbvio que é bem empregue para quem gosta mesmo muito e para quem tem mais uns euros para gastar no bolso. Para aqueles mais aventureiros e com um orçamento mais reduzido: HAMMAM PÚBLICO. Vale a aventura.

Pessoalmente, eu não gosto. Quer os hammams, as saunas ou as “banias” russas causam-me mau estar, dão-me picadas e comichão pelo corpo todo. Penso que as elevadas temperaturas e humidade quente me alteram um pouco a circulação sanguínea. Mas sou só eu… O que vejo e de uma maneira geral, as pessoas dão-se bem com este tipo de coisas.

Hammam privado em Marrakech

Um hammam tradicional em Marrakech descreve assim toda a cerimónia dentro do hammam:

Uma manhã no hammam em Marrakech…

Você beneficia da limpeza dos poros com vapor quente aromatizado com perfumes e óleos essenciais;
Depois uma limpeza a fundo com um suave sabão preto;
Esfoliação corporal tradicional;

e por último:

Massagem dos pés à cabeça.

Advertisements

10 comentários a “Hammam em Marrocos”

  1. boas,freguento a anos e gosto, do estilo das massagem e preferencialmente da atençao da proprietaria, sem falar do amplo estacionamento,e limpeza, tudo de bom,recomendo,vale apena conferir.

  2. Estive no espaço marroquino, é uma clinica estética séria com bons profissionais.
    Fiz uma seção de massagem, pois tinha várias dores nas costas e pescoço, após a
    seção me senti novo e muito relaxado.
    É um bom local para uma boa massagem terapeutica,ambiente nota 10, valor é um pouco
    acima da média mas vale apena conferir.

Deixe um comentário sff

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s